As cidades de Cocal e Sigefredo Pacheco, região Norte e Centro-Norte do Piauí, tiveram os lençóis freáticos contaminados por substâncias de combustíveis de dois postos localizados na região. Amostragens feitas pela Coordenadoria de Vigilância e Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) confirmaram que na água havia a presença de bezeno, etibezeno, tolueno e xileno, substâncias químicas consideradas cancerígenas. Segundo o órgão, os dois postos correm risco de explosão e foram interditados.

Segundo o coordenador ambiental de Vigilância e Saúde da Sesapi, Antônio Sá Júnior, os reservatórios de gasolina e óleo diesel armazenados no subsolo deixaram escapar as substâncias tóxicas, provocando a contaminação altíssima nos poços das residências localizadas no raio de 200 metros dos postos.

"A Secretaria recebeu esta denúncia de contaminação ainda em 2013. O Ministério Público instarou processos para apurar o caso, além disso realizou audiências com os donos dos postos e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, na qual observou que os estabelecimentos não possuíam licença ambiental para funcionamento. Os postos encontram-se interditados e estamos vendo uma maneira de retirar os reservatórios para evitar explosões", revelou.

Para Antônio Sá Júnior, a água dos poços contaminados está imprópria para o consumo e exames realizados em alguns moradores que tiveram contato com ela mostraram infecções. "A prefeitura das duas cidades e Secretaria de Meio Ambiente têm feito ações para o não uso da água vindas dos poços, até mesmo para irrigação de plantas, porque a alta contaminação é capaz de matar o vegetal. Já mandamos novas amonstragens para o laboratório e estamos aguardando providências do Ministério Público", contou o coordenador.

Os moradores são instruídos a usar apenas a água encanada fornecida pela Águas e Esgotos do Piauí S/A (Agespisa).


Fonte: G1|PI