Política, religião e futebol ninguém discute, sabe por quê? Porque todo ser humano tem uma convicção e acha que aquilo é o certo pra si. Por mais que você discuta um desses assuntos, nunca irá chegar a um denominador comum, porque cada um escolhe o lado que for vantagem para seu próprio proveito.

O difícil é lidar com pessoas que não entendem a sua preferência na religião, no futebol e principalmente na política. Como estamos em ano eleitoral, então o assunto é Política. Nenhuma amizade vale menos que uma posição ou ideologia política, ou vale? Cada um possui seus motivos para adotar postura A ou B, votar em candidato A ou B, defender uma linha de pensamento, afinal, estamos numa democracia, não é? Contudo nada é justificável a ponto de interferir numa amizade pelo simples falta de serenidade para enfrentar uma opinião discordante.


Inconcebível, portanto, haver agressões gratuitas, deboches ou provocações contra a honra da pessoa pelo simples fato de simpatizar por um político de sua preferência. Lembre-se por sua vez, que na política, os inimigos de hoje podem ser os amigos de amanhã e vise versa, e o laço de amizade quebrado, como fica? 

Em certo momento percebi que debater em certo nível na web não é interessante porque, como diria Buda, não traz a iluminação. Não que eu tenha desistido de debater. Apenas mudei meus alvos, passei a pensar em causas mais restritas. No momento a minha principal causa é proteger o calo que eu tenho no pé. Sempre que o pisarem eu vou gritar, e apesar de eu não ser vingativo, darei o troco com a mesma moeda e pisarei com todo gosto no calo de quem me pisou. Cidade pequena todos se conhece e como diz um proverbio popular: "Quem tem fubá, tem angu".