Alunos do Curso de Formação de Cabos (CFC) da Polícia Militar do Piauí participaram na manhã desta terça-feira (23/12) da solenidade de formatura realizada na Academia da PM-PI, localizada no Km 14 da BR 343 em Parnaíba. Ao todo, foram 56 policiais que se formaram priorizando os eixos de ensino, pesquisa e extensão no modelo humanístico de formação e aperfeiçoamento dos profissionais de segurança pública.


Com o objetivo de formar profissionais compromissados com a cidadania, focado na preparação para desempenhar suas funções com respeito às desigualdades sociais, participaram do curso policiais pertencentes ao 2º Batalhão de Polícia Militar de Parnaíba, à Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTur) de Luís Correia, ao 12º BPM de Piripiri e aos grupamentos de Esperantina, Barras, Cocal e Ilha Grande.


“É mais um passo dado na vida profissional de cada um. Todo curso, toda capacitação na vida militar, fazemos dessa forma: materializando, promovendo solenidade e entregando prêmios aos destaques. Tivemos aqui um quarto lugar geral, dentre mais de setecentos alunos em todo o Piauí. E agora nessa cerimônia, com os familiares, estamos compartilhando a alegria e os momentos vividos”, afirmou o comandante da APM-PI, o tenente-coronel Josué Soares Sá Júnior.


A alegria da formatura, no entanto, ficou em contraste com a preocupação dos Policiais que ainda não foram promovidos da patente de soldado para cabo. Segundo informações, esta promoção ainda não aconteceu devido a problemas administrativos financeiros que o Estado enfrenta, principalmente na área de segurança pública. De acordo com o comandante da APM-PI, a missão da academia foi cumprida com a entrega dos certificados de conclusão do curso.


“A promoção é um ato de governo. Falamos para eles que a nossa missão aqui foi em capacitá-los. Vamos entregar os certificados e assim cumprimos a nossa missão. A promoção é missão de outra pessoa. Se dependesse de mim, com certeza já teria feito”, afirmou.


Ainda participaram da solenidade, o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Parnaíba, tenente-coronel Costa Lima; o chefe da 5ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Mário Augusto; dentre outras autoridades, familiares dos formandos e policiais militares.