A Eletrobras Piauí ficou na 31ª posição no ranking divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que mede a qualidade do serviço prestado durante o ano de 2014. A empresa que opera no Piauí foi avaliada juntamente com as 36 distribuidoras em que o mercado de energia elétrica é maior que 1 TWh no ano. A Aneel também elaborou um ranking com as 28 empresas que atuam com um mercado menor ou igual a esse valor.

O resultado mostra que a empresa voltou a cair no ranking de qualidade dos serviços. Em 2011, por exemplo, a Eletrobras-PI estava na 32ª posição do ranking, e em 2012 teve uma pequena melhora, passando para a 30ª, chegando a 28ª em 2013 e agora ocupa a 31ª posição.

O indicador de desempenho verificado para elaboração do ranking da Aneel consiste na média aritmética das razões entre os valores apurados e os limites anuais dos indicadores da duração de interrupção e da frequência de interrupção dos serviços.

A Aneel exige das distribuidoras processo de coleta e apuração dos indicadores de continuidade da duração e frequência de interrupção dos serviços, levando em consideração normas de organização internacional. Na apuração dos dados do ano passado, a Eletrobras-PI não possuiu a certificação do processo.

Ranking 

As lideres do ranking entre as grandes distribuidoras são Companhia Luz e Força (são Paulo), Companhia Energética do Ceará (Coelce), Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e Energisa Minas Gerais. As três piores atuam nos estados de Amapá, Alagoas e Goiás.

Fonte: Jornal O Dia