Cocal dos Alves recebeu o certificado da Fundação das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) pelo excelente resultado em avaliações externas realizadas pelo programa Palavra de Criança. O município conseguiu alfabetizar 95.9 de seus alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. A cerimônia de certificação ocorreu nesta terça-feira(19) no Teatro 4 de Setembro em Teresina.


Na solenidade, esteve presente uma equipe de educadores de Cocal dos Alves formada por coordenadores pedagógicos, Supervisora Educacional e Secretária de Educação. O prefeito foi chamado ao palco para assinar simbolicamente o termo de compromisso do programa para 2015 representando todos os outros prefeitos do estado. Ele foi escolhido porque o município alcançou o 1º lugar em alfabetização no Piauí. Outros 78 municípios também receberam o certificado de alfabetização de crianças na idade certa.


Além do certificado de município alfabetizador, Cocal dos Alves sediará um evento previsto para Agosto quando serão certificados professores e alunos que foram avaliados. Nesta ocasião, estarão presentes representantes da Fundação das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) da Argentina e Estados Unidos e toda a equipe do programa Palavra de Criança.


Para a Equipe gestora da educação municipal de Cocal dos Alves essa conquista é fruto de muito esforço de alunos, pais e professores compromissados que participam arduamente de formações contínuas nos finais de semana para melhorar a educação municipal.  

O programa foi implantando pela primeira vez no Piauí em 2008, com um índice de menos de 50% dos alunos do 5º ano do ensino fundamental sabendo ler, escrever e compreender um texto simples. Segundo dados de 2013, 69,1% dos alunos até o 3º ano do ensino fundamental estão alfabetizados na idade correta.


A meta do Palavra de Criança 2015 é o de assegurar uma alfabetização integral para os alunos. "Nosso principal desafio é garantir a educação integral, sobretudo a ligação da educação infantil e o ensino fundamental. Estamos pensando na educação completa da criança de zero a dez anos", afirma Rui Aguiar.