Mapa divulgado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra que 21 cidades piauienses possuem nível alto de consumo de drogas, 64 nível médio e 54 nível baixo. De acordo com a Associação Piauiense de Municípios (APPM), o número pode ser ainda maior, uma vez que, gestores de 85 cidades do Piauí não repassaram informações para a pesquisa, a exemplo de Teresina e Parnaíba.



O mapeamento revela que o uso de entorpecentes está disseminado tanto em cidades com grande número populacional como Esperantina, Barras, Altos e Campo Maior, quanto municípios pequenos como Paquetá, Fartura do Piauí, Simões e Francisco Santos.

O 2° vice-presidente da APPM, Marcus Vinicius, destaca que a situação é grave e que o consumo de drogas está diretamente associado à pequenos delitos. 

“O crack tem se expandido muito rapidamente. Há dez anos, essa droga era associada à população de baixa escolaridade, renda e população carcerária, mas nos últimos anos, tem chegado a todas as cidades do país. No Piauí, 90% dos municípios tem a presença constante do crack e de acordo com a PM, 80% dos pequenos furtos também estão associados ao uso da droga, principalmente o crack, pois causa uma dependência muito grande e o usuário quer sempre mais”, explica o vice-presidente. 

O secretário de Segurança, Fábio Abreu, ressalta que para combater a expansão do uso de drogas, as forças de segurança no Estado tem atuado para desarticular grandes traficantes, com o objetivo de desbastecer o pequeno comércio ilegal. Em entrevista ao Notícia da Manhã, desta quinta-feira (09), o gestor disse ainda que aumento o número de efetivo na a Delegacia de Proteção e Repressão a Entorpecentes (DEPRE). 

“Aumentamos o número de delgados para seis e já apreendemos quase uma meia tonelada de drogas neste ano. O crack que chega ao país vem do exterior e é preciso reforçar as barreiras. Estamos desarticulando os grande traficantes para diminuir a oferta de drogas e precisamos  atuar também com trabalhos sociais para que os jovens não migrem para esse mundo”, explica o secretário. 

Fábio Abreu falou ainda que é a favor da redução da maioridade responsável e que até setembro serão investidos R$ 10 milhões na segurança, através de emendas parlamentares.


gracianesousa@cidadeverde.com