BLOG DO COVEIRO

Contatos: wenddel_cocal@hotmail.com Fone/WhatsApp: (86) 99972-6801.

terça-feira, 21 de julho de 2015

Professor de Cocal dos Alves é homenageado na 10ª edição de Olimpíada de Matemática


O professor piauiense Antônio Cardoso do Amaral foi homenageado nesta ultima segunda (20/07) pela organização da Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep), por desenvolver um trabalho promissor na disciplina de matemática na Unidade Escolar Augustinho Brandão, localizada no município de Cocal dos Alves, Norte do Piauí.

A cidade está entre as 50 com índice de desenvolvimento humano mais baixo do Brasil, mas há uma década o professor Antônio do Amaral começou ali uma pequena evolução. Desde 2005, a escola já ganhou mais de 150 medalhas e menções honrosas.


Em 2015 foram três medalhas de ouro, oito de prata e cinco de bronze. Os alunos Sávio Vinícius Costa do Amaral, José Márcio Machado de Brito e Jean Carlos Sousa de Brito receberam medalha de ouro. 

A escola está entre as que mandam mais alunos para Universidade Federal do Piauí (UFPI). O professor recebeu ontem uma homenagem especial.


"Estamos preparando os alunos não só para competições, mas também para a vida, porque lá na escola é uma simulação da realidade, além de ser o lugar onde eles podem errar e nós [professores] podemos melhorá-los no momento certo", declarou Amaral.

Com as aulas do professor, o filho dele também ganhou medalha. "Ele dá maior impulso para a gente ganhar, é mais uma força", comentou Sávio.


A olimpíada permite que estudantes da rede pública possam somar medalhas e multiplicar sorrisos, mas que seja também uma semente para que o país consiga resolver problemas que vão bem além da matemática.

"Matemática como formação é muito importante para um país ser mais desenvolvido. De modo geral a matemática introduz muito a pessoa num pensamento mais crítico, capaz de discutir o mundo", avaliou o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.
Mais de 18 milhões estudantes da rede pública que participam da olimpíada vêm melhorando o seu desempenho em matemática a cada ano e muito já receberam bolsas de estudos fora do país.

"Realmente é uma porta de entrada para você fazer muito mais e sonhar grande", destacou Tabata, que cursa ciências políticas e astrofísica na Universidade de Harward, nos Estados Unidos. 

Na 10ª edição da Obmep, 500 estudantes receberam medalha. A solenidade aconteceu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.


Fonte: G1 | PI

Nenhum comentário: