Fiscais da Secretaria de Fazenda (SEFAZ) e peritos da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), com o apoio da Policia Militar, incineraram nesta quarta-feira (12/08), no lixão situado no Bairro Santa Teresinha em Cocal, o total de 8.600 Kg (oito toneladas e seiscentos quilos) de queijo coalho.


A carga foi apreendida na tarde da ultima sexta-feira (07/08), no povoado Campestre, zona rural de Cocal. O produto era transportado em um caminhão modelo VW/13.180 CNS, ano 2011, de cor preta, com placas de Tianguá-Ceará, onde a mercadoria estava acondicionada de forma irregular e sem qualquer tipo de refrigeração, além da ausência de documentação do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

De acordo com um dos fiscais fazendários, a interceptação aconteceu por meio de uma denuncia anônima. O denunciante informou que o veiculo trafegava numa estrada vicinal que liga os Estados do Piauí e Ceará. A rodovia era usada como desvio para evitar a abordagem nos Postos Fiscais da Pirapora e do Jacarandá, ambos situados na PI-213, que liga Cocal à Viçosa do Ceará.


O queijo, após apreendido ficou recolhido no posto fiscal do povoado Jacarandá, onde ficou sob a responsabilidade da Polícia Militar e da Sefaz, sendo solicitada aos órgãos competentes, por intermédio de ofício, o cumprimento da legislação vigente e a destinação correta do material apreendido.