Cerca de 300 famílias foram atendidas na I Ação Social Itinerante promovida pela Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), nas localidades rurais Campestre e Jabuti.


O evento aconteceu nessa terça-feira (24) e reuniu profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Coordenação do Cadastro Único e Programa Bolsa Família.


A Ação faz parte do projeto da administração pública de levar os serviços da Prefeitura para mais perto das comunidades.


Foram realizadas palestras socioeducativas, cadastro do passe livre intermunicipal para pessoas com deficiência, orientações sobre a concessão do auxílio-natalidade, encaminhamentos e orientações para a solicitação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) a pessoas com deficiência e idosas.


“É dever da Prefeitura concretizar ações que aproximem o poder público das comunidades, principalmente se o acesso, por quaisquer questões, não for garantido. Temos que fazer valer a Lei Orgânica de Assistência Social, que prevê proteção social aos que necessitam dela. Essa é só a primeira ação dessa natureza que a SMAS realiza em nosso município”, diz Deuzenir Portela, secretária de Assistência Social de Cocal.


Além disso, a população recebeu orientações psicossociais para a prevenção e enfrentamento a situações que violem os direitos das crianças, adolescentes e pessoas idosas. Outro serviço garantido foi a inserção e atualização do Cadastro Único para os programas sociais do Governo Federal, além de oficinas lúdicas e recreativas para crianças e cortes de cabelos gratuitos para a população.


Fonte: ASCOM | PMC