Para refletir sobre o Dia da Consciência Negra, os alunos da rede municipal de Cocal, a 227 km de Teresina, participaram de programação especial sobre a data, nesta sexta-feira (20). A programação foi realizada pela Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).


As crianças e adolescentes participaram de uma caminhada pela manhã, percorrendo as principais vias da cidade, com faixas e cartazes que protestavam contra a discriminação sofrida pela população negra e pregavam a valorização da diversidade cultural e racial.


Dramatizações sobre o período da escravidão também foram encenadas pelos alunos. Exposição e valorização da cultura negra também foram trabalhadas, como a degustação de comidas típicas de influência africana e rodas de capoeira, esporte trazido ao Brasil pelos escravos, que permaneceu como elemento de resistência.


“A promoção da igualdade racial é de suma importância para as nossas crianças e adolescentes. Realizar esta ação é assegurar que nossas crianças estarão livres desse mal social, que é o racismo”, ressalta Auressandra Carvalho, coordenadora geral da ação.


“As crianças e adolescentes se apresentaram para pais e alunos e participaram de palestras. Todo o trabalho feito é recompensado com o ganho da conscientização dos alunos, que serão multiplicadores em suas famílias, evoluindo a sociedade como um todo”, finaliza Raimunda Albuquerque, secretária de Educação de Cocal.



Fonte: ASCOM | PMC