Localizado a 286 km de Teresina, o município de Cocal dos Alves abriga a escola mais premiada do Estado do Piauí, Ensino Médio Augustinho Brandão, referência nacional das Olimpíadas Brasileira de Matemática (Obmep). Na terça-feira (26), a escola recebeu o 11º Prêmio Piauí de Inclusão Social, na categoria Instituição Governamental.

O prêmio é uma realização do Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, em parceria com o Governo do Estado do Piauí, que descobre e divulga iniciativas que são responsáveis por mudar a realidade de centenas de pessoas com ações positivas, que estimulam o empreendedorismo, geração de emprego e renda, acesso a educação e ao mercado de trabalho e inclusão social.


O ensino da matemática é um dos grandes destaques da escola, mas a diretora Aurilene Vieira garante que esse não é um projeto separado dos outros ou trabalho de um período, mas uma rotina. "Não imaginávamos que um projeto pensado ainda na fundação da escola, em 2003, traria tantos resultados positivos", explica.

De acordo com a diretora, todos os alunos são de baixa renda e são beneficiários do Programa Bolsa Família. A escola ajuda, inclusive, a levar os alunos para fazer a prova em outras cidades, tirar documentos e se inscrever no Sisu. "Chegamos até a levar os alunos nas universidades, já que alguns deles nunca conheceram a capital. Damos todo suporte aos nossos estudantes", explica.

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os alunos de Cocal dos Alves tiveram 70% de aprovação, fruto de um projeto que ajuda o aluno a ser transformado. "Nós pegamos o aluno do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio e tentamos mostrar um horizonte para esse aluno. Ele chega sem nenhuma perspectiva e sai um doutor. É um projeto de inclusão social na vida, por isso estamos muito felizes por nosso trabalho ser reconhecido, para que outros gestores saibam que realizar um trabalho de qualidade em uma escola pública é possível", destaca Aurilene.

Fonte: SEDUC