Para comemorar um ano e cinco meses de atividades do projeto "Dançando para uma vida saudável", a Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), realizou uma manhã de atividades para os participantes do grupo, com café da manhã, nessa quinta-feira (28).


Ao todo, cerca de 80 pessoas participam regularmente das atividades do projeto. Todas as semanas, de segunda à quinta-feira, o grupo se reúne na nova praça de eventos do município, das 6h às 7h. Os participantes são acompanhados pela equipe multidisciplinar do NASF, formada por educadora física, assistente social, pediatra, fonoaudiólogo, nutricionistas e fisioterapeutas.


"O projeto tem como objetivo a promoção da saúde e a prevenção de doenças dessas pessoas, que também têm outros benefícios. Todas as idades são bem-vindas no projeto, não temos um perfil único de participantes. O nosso objetivo é a qualidade de vida", diz a educadora física Margarida Melo, que ministra as aulas ao ar livre.


Todos os participantes são registrados no E-SUS, o sistema de informação on-line do Sistema Único de Saúde. Eliane Carvalho, secretária de Saúde de Cocal, destaca o papel do NASF na saúde municipal: "O Núcleo tem uma função diferente de outros setores da saúde. Não é papel do NASF prestar atendimento ambulatorial, mas promover ações de prevenção e promoção da saúde da população. O projeto é uma das estratégias para alcançar esse objetivo", revela Eliane Carvalho.

Fonte: ASCOM | PMC