A Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu, nessa terça-feira (16), uma palestra para agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), com orientações para o combate ao mosquito Aedes aegypti. A palestra foi ministrada pelo promotor de Justiça Francisco Túlio Ciarlini Mendes.


A conscientização e a mobilização das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e do zika vírus, recentemente relacionado à explosão de casos de microcefalia, foram o tema da palestra ministrada pelo promotor.

Segundo a secretária Eliane Carvalho, o foco foi no trabalho em conjunto das equipes. “Estamos tendo um resultado bastante positivo dentro da estratégia de agrupar os diferentes agentes comunitários, os de saúde e os de endemias, nas visitas às casas. Já superamos a meta de visitações dos dois primeiros meses do ano e vamos continuar assim”, afirma a secretária.


A ação do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) também foi explicitada pelo promotor Francisco Túlio no que diz respeito à inspeção de terrenos particulares abandonados com acúmulo de lixo ou em imóveis fechados. A orientação da SMS e do MP é de que os agentes enviem notificação ao dono do imóvel para que, num prazo de 48 horas, ele providencie a limpeza do local e receba as orientações de prevenção.

Caso o proprietário do imóvel não cumpra a determinação, o Ministério Público poderá ser acionado pela SMS.


Fonte: ASCOM | PMC