Mais de três mil pessoas participaram do segundo dia do evento cultural “Cocal Junino” que, nesse domingo (19), aconteceu no povoado Campestre, zona Rural de Cocal. A festa reuniu grande parte da população da região, que abrange as comunidades de Palmeirinha, Fraqueza, Sitio dos Pereiras, Condurú e Jabuti.  A programação acontece desde sexta-feira (17) e se estenderá até o próximo dia 2 de julho.


Promovido pela Prefeitura, através da parceria entre as secretarias municipais, o festival teve, ainda, a participação do prefeito Rubens Vieira, secretários e demais membros da equipe administrativa.  O evento dá continuidade à proposta da prefeitura de levar mais atividades culturais à zona Rural de Cocal. “É uma tradição criada na nossa gestão e vem dando certo. Antes, não existia nada na cidade e nem no interior e agora conseguimos resgatar essa cultura. Com a entrega de um ginásio como o que construímos, podemos trazer festivais, além de atividades de esporte, lazer e educação para o interior. A população participa e fica satisfeita com esses eventos”, diz Rubens Vieira.


O Cocal Junino, que já está na sua 4ª edição, traz como tema “Cocal, das primeiras do Estado tu serás”, contou com a apresentação de duas quadrilhas e mais três números de dança produzidas pelas escolas da região. As duas últimas apresentações da noite ficaram a cargo das quadrilhas Balança Cocal e Junina Meu Xodó, que trouxeram inovação nas coreografias, figurinos e muita alegria.


Para Alcione Nascimento, coordenadora do Polo VII de Campestre, este evento cultural além de resgatar a cultura se tornou uma importante ferramenta de integração com a comunidade, alunos e professores. “Esse evento é importantíssimo para o resgate da nossa cultura, para as nossas crianças, para os jovens, adultos e até para nós, professores. Há três anos, a Secretaria de Educação vem trabalhando firme, juntamente com a Secretaria de Cultura, e o resultado são professores  e alunos engajados e a comunidade do campestre participando nesse projeto. É uma alegria e um prazer muito grande”, ressalta.


A secretária municipal de educação, Raimundinha Albuquerque, destaca a festa como uma das marcas da prefeitura. “A realização de festas juninas nos polos da zona Rural é uma das marcas dessa gestão. A cada ano a festa melhora e a população se envolve mais. Estamos conseguindo organizar belíssimas festas, com quadrilhas mais experientes, lindos figurinos, além de um evento muito bem organizado”, afirma.


Confira a programação do Cocal Junino 2016:

  • 19/06 – Campestre – 19h
  • 21/06 – Unidade Escolar Domingos Alves Gomes – 19h
  • 22/06 – Localidade Almas – 19h
  • 24/04 – Povoado Santo Hilário (Inauguração) – 16h
  • 24, 25 e 26/06 – Nova Praça de Eventos
  • 28/06 – Unidade Escolar Raimundo Fontenele (Mutirão)
  • 29/06 – Massalina – 19h
  • 30/06 – Agrovila Jacaré – 19h
  • 01/07 – Boiba – 19h
  • 02/07 – Unidade Escolar Lourdinha Simeão – 18h30