O município de Cocal, a 226 km de Teresina, superou a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para o último ano do Ensino Fundamental das séries iniciais, o 5º ano. O município alcançou a nota de 4.4 na última avaliação da prova, realizada no ano passado, superando a meta fixada de 4.2 para 2015. Na última avaliação, feita em 2013, Cocal teve a nota 3.8, representando um aumento de seis décimos de uma prova para outra.


A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), também conhecida como "Prova Brasil", instrumento utilizado para a avaliação da qualidade de ensino ministrado nas escolas públicas em todos os municípios brasileiros, foi aplicado para as 14 escolas do município aptas a realizarem o exame.

Segundo os critérios do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), só podem participar escolas com turmas de mais de 20 alunos nos anos avaliados, que são os últimos anos do Ensino Fundamental dos anos iniciais, 5º ano, e dos anos finais, 9º ano.


Fátima Frota, superintendente de Educação da Secretaria Municipal de Educação de Cocal (SEMED), explica o aumento considerável na nota do município. "Investimos bastante na formação continuada dos professores, especialmente das áreas avaliadas, e fizemos questão de dar a dimensão da importância desta prova aos alunos, que se envolveram e se empolgaram para que se saíssem bem, o que aconteceu, de fato", finaliza.