Algumas academias de Cocal foram interditadas e outras notificadas, nesta semana, em uma ação promovida pelo  Conselho Regional de Educação Física (CREF)- Seccional Piauí , em parceria com o Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor do Ministério Público (PROCON). As fiscalizações estão sendo realizadas em vários pontos da cidade.

Imagem Ilustrativa extraída do Google Imagens
Criada para identificar irregularidades no funcionamento de espaços que oferecem serviços de atividade física e desportiva, a ação conjunta avaliou questões como segurança dos aparelhos, alvará de funcionamento, licença sanitária e dos bombeiros, além do registro da academia e de seus profissionais junto ao conselho.

A principal irregularidade encontrada nas academias foram de profissionais exercendo a profissão sem o registro do CREF, o que é ilegal, além de leigos e estagiários irregulares exercendo atividades próprias do profissional de educação física, na qual estes receberam notificação e caso reincidam poderão ser indiciados pelo exercício ilegal da profissão.


Em uma das academias vistoriadas foram encontradas várias irregularidades e o estabelecimento foi lacrado pelos ficais. "O proprietário terá que regularizar a situação para poder reabrir a academia. Caso ele venha a abrir antes de regularizar a documentação ela estará cometendo crime de desobediência, podendo ser até preso", relatou uma fonte.