Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) Campus Cocal, realizaram na manhã deste sábado (26/11), durante a feira livre no centro do município, um protesto pacifico contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que agora é PEC 55, contra a Medida Provisória (MP) 746, que fragmenta e reduz o currículo do ensino médio, dentre outras propostas de autoria do atual presidente Michel Temer (PMDB), que tramitam no Congresso. Com cartazes, os manifestantes chamavam a atenção para as possíveis consequências caso os projetos sejam aprovados.


A manifestação enfatizou, principalmente, os possíveis prejuízos para a educação relacionados à PEC 55, que congela gastos primários do governo (saúde, educação, moradia, assistência social e funcionalismo público), fora a remuneração da dívida pública, pelos próximos 20 anos. 


Outra bandeira levantada pelos estudantes é a derrubada da reforma do ensino médio e o Projeto de Lei da Escola Sem Partido, que vem sendo chamado pelos docentes de "Lei da Mordaça", que visa proibir o debate em sala de aula buscando calar e criminalizar os professores, para que eles não se posicionem mais, não formem mais a consciência crítica dos alunos, caminhando assim, para o autoritarismo.


Um dos militantes explicou que o movimento é apartidário, cujo o único objetivo é informar a comunidade sobre o que está acontecendo na conjuntura política atual, pois muitos jovens, adultos e idosos continuam sem saber os impactos negativos que as novas medidas do governo podem causar diretamente na população brasileira.


Os estudantes se reunirão novamente na noite deste domingo (27), depois da missa, na Praça da Matriz, onde os estudantes apresentarão músicas com mensagens políticas, capoeira, teatro do oprimido e discussão sobre a PEC 55 e a MP do Ensino Médio. Participe!