BLOG DO COVEIRO

Contatos: wenddel_cocal@hotmail.com Fone/WhatsApp: (86) 99972-6801.

domingo, 20 de novembro de 2016

Revista diz que Piauí é um dos Estados mais inseguros do país

O Piauí aparece no Mapa da Violência 2016, considerando apenas o número de homicídios por 100 mil moradores, como o Estado menos violento do Nordeste. Contudo, um estudo da consultoria Macroplan coloca o Piauí como o 22º Estado menos seguro do país.


O Piauí “avançou” no campo da violência graças a uma condição muito ruim: é o Estado brasileiro com a maior taxa de mortes em acidentes de trânsito: 41 vítimas por 100 mil habitantes.

A informação está no site da revista Exame, uma das principais publicações especializadas em economia do país.


De acordo com estudo da consultoria Macroplan, São Paulo é o estado com o melhor índice de segurança do Brasil.

A segunda colocação no ranking dos Estados mais seguros é do Amazonas, que ficou com o saldo de 0,761. O Rio Grande do Sul aparece em terceiro, com índice de 0,745.


O Piauí, na 22ª posição, tem um índice um pouco inferior a 0,5.

Do outro lado, Mato Grosso foi o que recebeu o título do local mais perigoso do Brasil. A taxa de homicídio do estado está entre as 10 maiores do país: 42 mortes a cada 100 mil habitantes.

No geral, a maioria dos Estados brasileiros deixou a desejar. Em dez anos (2004-2014), 19 das 27 unidades da federação reduziram a sua nota no estudo, ou, numa expressão mais clara: quase todo mundo piorou o que já não era bom.


O ranking da consultoria resulta do cruzamento de informações da taxa de homicídios com a taxa de óbitos por acidente de trânsito das 26 unidades federativas e o Distrito Federal em 2014. Quanto mais próximo de 1 for o índice do local, melhor é o seu desempenho.

SEGURANÇA NO TRÂNSITO

O segundo indicador analisado pela consultoria revela que, por ano, 22 brasileiros em cada grupo de 100 mil morrem em acidentes de trânsito. Esse resultado, porém, não é dos melhores. O país da América do Sul com o melhor desempenho é o Chile. Por lá, a taxa de óbitos nas estradas é bem menor: 12 mortes a cada 100 mil habitantes.


O estado brasileiro que mais se aproxima da referência internacional é o Amazonas, onde a taxa é de 13 a cada grupo de cem mil. Já o Piauí, é o lugar onde a morte no trânsito é mais frequente: 41 óbitos a cada 100 mil piauienses – o dobro da taxa nacional.

Fonte: Exame
Via: Portal AZ

Nenhum comentário: