Com o objetivo de buscar a integralidade na organização dos serviços de Saúde em Cocal, o futuro secretário municipal de Saúde, Vinute Rodrigues, participou, nesta terça-feira (13), do “Seminário de Atenção Básica com base no Trabalho em Educação”, na sede do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, em Teresina. 


O evento, promovido pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), contou com a participação de 75 municípios do Piauí, com conferências acerca da gestão de saúde nas cidades.


A palestra “Panorama Atual do e-SUS no Estado do Piauí”, ministrada pelo técnico da Gerência de Atenção Básica do Estado do Piauí, Paulo Alberto Ferreira, abordou a implantação do sistema de reestruturação das informações das Unidades Básicas de Saúde, o e-SUS AB. 


Segundo Paulo Ferreira, o sistema viabiliza a formação de uma rede de informações acerca do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. “O objetivo seria trazer o usuário para mais perto dessas UBS’s e do profissional, a fim de fazer uma integração de todos os históricos sobre a condição de saúde do paciente”, pontua.


Vinute Rodrigues destaca o processo de implantação desse sistema em Cocal. “O município está se adequando para a implantação do prontuário eletrônico, que é um sistema em que quando o cidadão for atendido na UBS, ele automaticamente terá seus dados de saúde disponibilizados no sistema, em qualquer Unidade Básica do país. Nós estamos trabalhando para viabilizar a implantação do e-SUS dentro das exigências do Ministério da Saúde”, afirma. 


Estiveram presentes no evento o secretário estadual de Saúde, Francisco Costa; o secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Rogério Abdalla; o superintendente municipal de Saúde de Cocal, Guilherme Santos; e o vereador Douglas Carvalho.