O baile de debutante é um sonho que habita o imaginário de muitas meninas prestes a completarem seus 15 anos de idade. A fim de realizar esse desejo, a Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), promoveu, na terça-feira (13), a 3ª edição do projeto “Realizando Sonhos”, no Clube Verdinho. 


O programa é uma iniciativa da prefeitura, que tem como objetivo realizar o baile de debutante de adolescentes em situação de vulnerabilidade social. 


Nessa edição foram selecionadas 15 adolescentes participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), onde foram acompanhadas durante 6 meses de preparação para o evento. 


Para a secretária municipal de Assistência Social, Deuzenir Portela, esse projeto reflete no desenvolvimento das adolescentes. “O baile de 15 anos, se tratando de um rito de passagem, pode ser um importante aliado na formação e desenvolvimento dessas jovens. Afinal, elas têm a ideia de que, a partir desse momento, seu dever como cidadãs torna-se ainda maior”, afirma.


Ana Karolayne Machado, uma das debutantes, fala sobre a importância do projeto. “A festa de 15 anos é um marco na transição da adolescência para a vida adulta. É uma idade que nos mostra novos horizontes. Eu fico muito feliz de realizar esse sonho, sabendo que muitas não têm essa mesma oportunidade”, declara. 


O prefeito Rubens Vieira destaca o empenho da Prefeitura na realização do evento. “Esse é um projeto pioneiro aqui no município. Então nós o implantamos através da Secretaria de Assistência Social e têm sido sempre um sucesso. É muito gratificante para nós realizar os sonhos e transformar as vidas dos cidadãos cocalenses”, conclui.


Estavam presentes no evento o deputado estadual Georgiano Neto; e os padres Neto e Roberto Francelino.