Nesta segunda-feira (30), a Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria de Saúde, dará início à campanha de vacinação antirrábica na zona rural do município. Até o dia 3 de fevereiro, postos volantes do Centro de Zoonoses irão percorrer cerca de 60 comunidades para realizar a imunização dos animais. A meta é imunizar 80% da população canina e felina da região.

O objetivo da campanha é manter o controle da raiva em animais e seres humanos. A vacinação antirrábica é gratuita e não têm contraindicações. Para a vacinação, recomenda-se que os cães sejam levados aos pontos de vacinação contidos por corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos. Também é preciso cuidados com os gatos. Eles devem ser levados em gaiolas, transportadores, enrolados em mantas ou em sacos de estopa.

“É importante imunizar os animais contra o vírus da raiva por se tratar de uma doença fatal tanto para eles, quanto para os humanos. Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos. Cadelas e gatas prenhas também devem tomar a vacina”, informa o secretário de Saúde Jefse Vinute.

A raiva é uma doença fatal, causada por um vírus que acomete mamíferos tais como cães e gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também o homem. A doença é transmitida pela mordedura e por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes. Devem ser vacinados cães e gatos a partir de quatro meses de idade.


Programação de vacinação

30 de janeiro

* Rota 1 - Juazeiro, Pedra Pintada, Contendas e Lagoa de Dentro;

* Rota 2 - Lajeirão, Assentamento Jacaré, Jacaré, Algodões, Olho D'aguinha, Assentamento Algodões e Jacarandá.

31 de Janeiro
* Rota 1 - Angico Branco, Saco de São Francisco, Boíba, João Mendes, Cajazeiras;

* Rota 2 - Baixão, Segundo Campo, Sossego.

02 de fevereiro

* Rota 1 - Baixa do Camará, Camará, Santo Hilário, Cocalinho, Itapecuru;

* Rota 2 - Assentamento Olho D’água, Olho D’água, Frecheira de São Pedro e Atoleiro Santana, Santa Luzia, Assentamento Careta, Sambaíba e Assentamento Passagem.

03 de fevereiro

* Rota 1 - Assentamento Vidéu, Anel, Cajueiro, Duvidosa, Mato Alto, Sanharão;

* Rota 2 - Pedra Preta, Boa Vista, Cipoeiro, Biridibinha, Estremas.