Representantes da Prefeitura de Cocal e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) estiveram reunidos, nesta terça-feira (24), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com produtores rurais do município para discutir a Lei 13.340, que trata da liquidação e renegociação de dívidas de crédito rural contraídos com a instituição. 


A intenção é diminuir a inadimplência dos agricultores familiares e articular a renegociação das dívidas dos trabalhadores com desconto de até 85% para os produtores que contraíram financiamento entre os anos de 2006 e 2011. A Prefeitura orienta que quem estiver inadimplente se dirija à Secretaria de Agricultura para a entrega da documentação e adesão à renegociação.


De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Alexandre Almeida, o encontro também teve a função de planejamento para o mutirão de orientação que irá acontecer na próxima semana durante dois dias com data ainda a definir. Junto com a empresa Campo Grande, cadastrada pelo Banco do Nordeste, será realizada a apresentação das linhas de crédito disponibilizadas pela instituição financeira e um trabalho de orientação sobre como elaborar os projetos de captação de recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

“Essa parceria é feita todos os anos com os bancos tanto para formalizarmos as renegociações dos trabalhadores junto ao Banco quanto para darmos andamento aos projetos existentes no município. Nesses encontros, reunimos os produtores rurais e explicamos sobre o que é o projeto, a documentação necessária e como devem ser elaborados. Na próxima semana, iremos realizar uma reunião com os representantes do Banco, Secretaria de Meio Ambiente e com produtores que irão apresentar projetos ao Pronaf”, explica Alexandre Almeida.


Nesse encontro, poderão participar produtores rurais voltados para a criação de caprinos, ovinos, suínos, gado de leite e corte, aves e financiamento agrícola em geral. As operações de microcrédito produtivo – Agroamigo e Crediamigo – podem ser destinadas à implantação e modernização dos empreendimentos, com incrementarão do capital de giro, aquisição de estoque e produtos de crédito comercial. Na oportunidade, os agricultores familiares também terão informações sobre técnicas de produção, preservação dos recursos naturais e gerenciamento financeiro.


“Estamos tratando das novas linhas de financiamentos e do cadastro de novos projetos pelos produtores que querem crescer e buscar cada vez mais sucesso no seu empreendimento. Fico feliz em estar aqui ajudando a tornar as políticas públicas cada vez mais acessíveis para os nossos trabalhadores rurais e, como vice-prefeito, entendo que este é uma das nossas maiores contribuições para o crescimento do município de Cocal”, destaca o vice-prefeito de Cocal, Raimundo Nonato Fontenele.