A prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria de Saúde, inicia nesta quinta-feira (19), uma campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya. Na ação, agentes de endemias também irão realizar a borrifação de inseticida nas residências e terrenos baldios.

De acordo o secretário municipal de Saúde, Jefse Vinute, na operação, agentes de endemias irão fiscalizar os terrenos em busca de possíveis focos e criadores do mosquito. “Iremos fazer um esforço concentrado na vistoria das residências e terrenos baldios da sede municipal, notificando os que tiverem em pior estado”, ressalta.

Em 2016, foram registrados mais de 150 casos de dengue e neste ano oito casos já foram notificados. Segundo o gestor, a prefeitura tem trabalhado de forma permanente, fiscalizando e orientando a população sobre da necessidade de eliminar os focos do mosquito, mas alerta que o esforço deve ser conjunto e contínuo.

“É de extrema importância o apoio e a sensibilização de todos cocalenses na luta contra o mosquito. Cada proprietário de terreno, residência ou estabelecimento comercial é responsável pela limpeza do seu espaço. É um trabalho constante e deve ser feito por todos, pois o risco de transmissão é muito alto”, explica.


O secretário pede a colaboração da população durante a aplicação da borrifação, quando haverá a necessidade de os moradores saírem do domicílio por, pelo menos, 25 minutos. Ele também orienta para alguns cuidados antes borrifação como retirar animais dos domicílios, cobrir alimentos e guarda-lo em locais seguros, apagar fontes de calor como fogão, vela, lamparina.