O novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Cocal dos Alves, situado na Rua 13 de Maio, no Centro do município, foi entregue durante solenidade realizada nessa quarta-feira (22), com a presença do prefeito Osmar Vieira, secretários municipais, vereadores e populares. Na ocasião, também foi apresentada à população toda a equipe do Centro.


Durante a solenidade de inauguração, que contou com apresentações artísticas e musicais, a secretária municipal de Assistência Social, Jesus Frota, agradeceu a presença de todos e afirmou que “o CRAS irá oferecer o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Também será realizado o trabalho de acolhida; estudo social; visita domiciliar; orientação e encaminhamentos; grupos de famílias; acompanhamento familiar; atividades comunitárias, elaboração de relatórios e busca ativa”.


O prefeito de Cocal dos Alves, Osmar Vieira, destaca a importância do Novo Centro. “O novo CRAS vai resgatar as ações assistenciais no município, principalmente para idosos e crianças. É uma grande realização da Prefeitura no apoio às famílias”, comenta.


O CRAS é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

O Centro tem como público prioritário em suas ações os beneficiários de algum benefício da assistência social, como por exemplo, o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou outros benefícios da Assistência Social, ou ainda famílias em situação de vulnerabilidade social devido a fragilização dos vínculos familiares ou com a comunidade.