O Curso de Mulheres Empreendedoras, resultado da parceria entre a Prefeitura de Cocal e o Sebrae, realizado através da Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos (SMCDH), foi finalizado na noite desta quarta-feira (30). O curso, que teve início na última segunda-feira (27), fez parte das atividades do "Março Mês da Mulher".


Durante a capacitação, as mulheres participantes receberam orientações sobre a importância da mulher  para a construção e evolução do mundo, das sociedades e das instituições, fortalecendo sua identidade feminina. Dentro dessa perspectiva, a consultora do Sebrae Marina Simão trabalhou os seguintes  temas: Fortalecendo a Identidade feminina; Cultivando a autoestima; A Mulher e o empreendedorismo; e Tornando-se uma Mulher Empreendedora. O curso contou com a exibição de vídeos e com oficinas, nas quais, as mulheres puderam exercitar e mostrar o produto das atividades.


A secretária da Mulher, Marilene Almeida, afirma que o curso foi positivo para as mulheres que participaram e a Secretaria dará continuidade às ações da área de empreendedorismo. "A avaliação é super positiva, inclusive, as mulheres que estão concluindo hoje o curso de empreendedorismo já estão convocando a Secretaria para trazer um trabalho sobre a questão financeira, para que essas mulheres que já vendem possam aprender a lidar com as finanças. Então, futuramente, a gente vai trazer algo voltado para esse assunto, como continuação da oficina de empreendedorismo", diz.


Marilene Almeida também destaca que o trabalho não acaba com a finalização do curso. "O primeiro passo, a partir da finalização desse curso, é sair do gabinete e mapear os vários departamentos. O que a Secretaria da Mulher e o prefeito Rubens Vieira pretendem é abrir o mercado de Cocal para se expandir com as mulheres. Estamos vendo a questão de uma feira com as mulheres empreendedoras de Cocal, aquela mulher que faz a tapioca, que faz biquíni. A gente quer primeiro capacitar, para depois fazer uma feira de sucesso e mostrar que essas mulheres fazem parte do comércio forte de Cocal", destaca.


Lucia Pereira, empreendedora de Cocal que trabalha com decoração de festas e participou da oficina, diz que o maior aprendizado que leva do curso é a persistência. "Esse curso, além de levantar a autoestima da mulher empreendedora, nos ajuda a estabelecer metas e ter mais objetivo. Ele me encoraja a seguir em frente, não desistir, buscar meu cliente e dar o melhor de mim. O maior aprendizado que estou tirando daqui é a persistir, a não desistir dos meus sonhos", afirma.


A instrutora Marina Simão explica que o curso traz como base resgatar o perfil da mulher na história e assim resgatar a  autoestima, o amor próprio, a questão da singularidade e da autoaceitação. "Ao acreditar em si elas estarão mais preparadas para enfrentar o mercado de trabalho. Porque o empreendedor não é apenas aquele que abre um negócio próprio, mas também aquele que tem mais iniciativa, que busca mais oportunidades, que tem mais persistência, comprometimento e que acima de qualquer coisa possui uma independência e autoconfiança, assim como também tem poder de convencimento e forma uma boa rede de relacionamento", finaliza.