O cocalense Jorge Izaquiel Alves de Siqueira, de 22 anos, graduando de Biologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Parnaíba, saiu do Piauí no dia 18 de fevereiro e atualmente encontra-se estudando na Universidade de Caldas, na Colômbia. Ele é um dos alunos aprovados pelo Programa de Intercâmbio de Estudantes Brasil-Colômbia (BRACOL).

Na imagem, ele se encontra no Desierto de la Tatacoa, Huila, Colômbia/ Foto Facebook
Jorge Izaquiel foi um dos candidatos classificados ao preencher todos os requisitos exigidos pelo programa. Algumas das exigências estavam atingir o coeficiente de desempenho acadêmico em seu curso e o conhecimento em língua espanhola. O estudante cocalense agora cursará um semestre acadêmico na Colômbia, fará um estágio no Herbário na Universidad del Tolima e também atuará, como voluntário, dando aulas de português e cultura brasileira para crianças e adolescentes.


O Programa BRACOL é promovido pela Asociación Colombiana de Universidades (ASCUN), o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), em parceria com outras instituições brasileiras de Educação Superior, como por exemplo, a UFPI. 

Foto extraída do Facebook de Jorge Izaquiel Alves de Siqueira
O programa disponibiliza vagas em universidades da Colômbia e tem como objetivo geral contribuir, através do intercâmbio de estudantes de instituições de ensino brasileiras e colombianas, a incrementar a qualidade da formação, possibilitando um enriquecimento acadêmico e cultural dos alunos das instituições de ensino participantes.