O Dia Internacional da Mulher em Cocal foi marcado por uma série de atividades voltadas para as servidoras e para as usuárias dos serviços de saúde e de assistência social no município.


A secretária da Mulher, Marilene Almeida, acompanhou todas as atividades e parabeniza as servidoras e também as mulheres atendidas pelos serviços de saúde e assistência social em Cocal. “Hoje é um dia especial, por isso realizamos essas atividades para todas, reconhecendo a importância das mulheres cocalenses”, comenta Marilene Almeida.

Cuidados com as gestantes


Na manhã desta quarta-feira (8), o Grupo de Gestantes “Gerando o Amor”, que tem como o objetivo a troca de experiência e a socialização das gestantes durante todo o período gestacional, se reuniu na sede do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A Prefeitura de Cocal apoia as atividades do grupo.


A fisioterapeuta Jéssyca Frota, que acompanha os trabalhos do grupo, destaca que a troca de experiências entre as gestantes são fundamentais para esta fase especial na vida das mulheres. “O  encontro acontece mensalmente e o nosso objetivo é esclarecer dúvidas, como, por exemplo, o cuidado com as gestantes e com os bebês. O nosso objetivo também é orientar as mulheres sobres os seus direitos durante o pré-natal e também para o pós-parto”, comenta Jéssyca Frota.

Atividades Físicas


O grupo “Dançando para uma Vida Saudável”, que reúne toda a comunidade interessada na prática de exercícios físicos ao ar livre, também se reuniu nesta quarta-feira (8). A educadora Margarida Melo, coordenadora do grupo, ressalta que o projeto é bastante prestigiado pela população. “Nosso objetivo é a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e a prevenção de doenças decorrentes da vida sedentária”, ressalta Margarida Melo.


As atividades do projeto acontecem regularmente de segunda a quinta e são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar do NASF, formada por educadora física, assistente social, pediatra, fonoaudiólogo, nutricionistas e fisioterapeutas. Qualquer pessoa pode participar do projeto, que também inclui o acompanhamento mensal dos participantes com coleta de informações como frequência diária, peso, altura, idade, entre outras. A Secretaria Municipal de Saúde apoia essa atividade.


Assistência Social


As mulheres da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) também foram homenageadas com um café da manhã e a distribuição de rosas para as servidoras. A secretária municipal de Assistência Social, Deuzenir Portela, destaca o empenho e a dedicação das servidoras que atuam para que as ações da Secretaria alcancem toda a população de Cocal.


Os servidores e os idosos atendidos pela Unidade Básica de Saúde São Pedro e as servidoras do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) também participaram das atividades em homenagem às mulheres.