Exatos 97 educadores da rede municipal de Educação de Cocal participam, nesse sábado (11), da segunda formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O encontro acontece no auditório da Secretaria Municipal de Educação.


Com o tema “Interrelações entre oralidade e escrita no componente curricular língua portuguesa”, o encontro tem como público-alvo os professores do ciclo de alfabetização (1º, 2º, 3º ano do ensino fundamental) e os coordenadores pedagógicos das escolas da rede municipal de ensino de Cocal.


Ivanilda Silva, coordenadora do PNAIC em Cocal, explica que a formação é continuada e auxilia os professores em suas práticas pedagógicas já implementadas em sala de aula. “Além dos professores, os coordenadores pedagógicos foram incluídos na formação, o que reforça o objetivo do PNAIC, que é atualizar as práticas de ensino para a alfabetização na idade certa”, frisa Ivanilda Silva.


O grupo de educadoras responsáveis pela formação é composto pelas professoras orientadoras, Auressandra Carvalho, Francisca Brito e Josiane Frota. Participam do encontro 82 professores e 15 coordenadores pedagógicos. 


O PNAIC

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.