Desde a última segunda-feira (17), a Prefeitura de Cocal dos Alves, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à campanha nacional de vacinação contra a Influenza - doença mais conhecida como gripe.

Fazem parte do grupo prioritário crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade como diabetes e pressão alta e pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. 

Neste ano, foram inclusos como público-alvo os professores ativos da rede pública e privada. A vacinação não é indicada para quem tem alergia severa a ovo.


A campanha vai até o dia 26 de maio e o dia de mobilização nacional está marcado para o dia 13 de maio, no Centro de Saúde Pedro Cardoso Veras, situado no Centro do município. A vacina contra Influenza protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

De acordo com a coordenadora de Imunização, Géssika Cerqueira , a meta é vacinar pelo menos 90% de cada grupo prioritário. “A vacina já está disponível e é extremamente importante para evitar o agravamento dos casos de gripe que, nos grupos prioritários, pode levar à morte”, diz.