Pelo terceiro ano consecutivo os alunos da Escola de Ensino Médio Deputado Pinheiro Machado trouxeram na Semana Santa um grande resgate histórico, a Procissão do Fogaréu. A manifestação cultural aconteceu na noite desta terça-feira (11/04), tendo inicio na sede da escola e percorrendo as principais ruas e avenidas do município de Cocal, com a sua culminância do espetáculo na Praça de Eventos. 


O cortejo revive um tradicional ritual dos séculos passados, que representa a perseguição dos soldados romanos a procura de Jesus Cristo que é preso na antiga Jerusalém. A encenação chamou a atenção da comunidade que se sentiu contemplada com a apresentação dos estudantes que representavam os soldados judeus (os chamados "farricocos") trajando uma vestimenta de cor branca e capuzes cônicos e pontiagudos, carregando velas ao som de tambores, que de acordo com a batida aceleravam o ritmo da caminhada.


"O Fogaréu foi uma ideia que surgiu na própria escola para fazer algo diferente para o período da Semana Santa. Nesses três anos de realização do projeto tivemos sucesso, o alunos vieram e se organizaram com seus capuzes, velas e a resposta é dada pela organização do evento de forma geral, tanto por parte dos professores como por parte dos alunos que fizeram uma belíssima apresentação, sem nenhum ensaio", explicou o Diretor Adjunto João Passos.